segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

VÃO ESTUDAR, MAGOTE DE DESOCUPADOS! ("...E viva o Povo Brasileiro!")

Casa-Grande & Senzala - Gilberto Freyre
Raízes do Brasil - Sérgio Buarque de Holanda
História Econômica do Brasil - Caio Prado Jr
O Povo Brasileiro - Darcy Ribeiro
Dialética da Colonização - Alfredo Bosi
O Brasil privatizado - Aloísio Biondi

Primeiro você lê e tenta compreender esses livros, depois discutimos a situação atual do Brasil em termos políticos, econômicos e sociais. Confrontando ideias, conceitos, analisando dados e produção de informação. A participação da imprensa e das redes sociais, os reais interesses de grupos econômicos e entidades de classe, a participação historicamente documentada dos militares no poder...Da política "café com leite" (o poder revezado entre as oligarquias paulista e mineira; os barões do café e grandes pecuaristas latifundiários). Algumas pessoas falam em "voto de cabresto" e nem sequer têm ideia do que se trata. Estou cansado de ler opiniões vazias, preconceituosas e estapafúrdias que são publicadas a toda hora no facebook...por falar nisso: aos que esbravejam em português raquítico que o Nordeste e isso, o Nordeste é aquilo, representa o atraso e blá, blá, blá...A divisão do Brasil em regiões foi feita inicialmente em 1913 e o Nordeste era compreendido como Norte Oriental, ainda sem a Bahia; a configuração atual é de 1945 (Indico o Livro "A Invenção do Nordeste e outras artes" do prof. Durval Muniz). Enfim, relutei bastante em me posicionar, mas como professor de uma instituição pública de ensino (da qual me orgulho em ser servidor), só tenho mais uma coisa a dizer: VÃO ESTUDAR MAGOTE DE DESOCUPADOS! ("...E viva o Povo Brasileiro!")


Eu que raramente publico algo no facebook que não seja sobre música e cultura, fiquei surpreso com a celeuma em torno de "Casa-Grande & Senzala". Na verdade eu queria me posicionar sobre um preconceito recorrente no momento: contra os nordestinos, o que acho uma aberração. Brasileiros contra si mesmos. Já não somos discriminados o bastante pelos "povos dos países ricos" ? Vá pra Europa com um passaporte do Mercosul e depois me diga se eles foram legais porque você não nasceu em determinada localização geográfica brasileira...E olha que eles adoram as praias nordestinas, sobretudo aquelas curvas que não são das enseadas marítimas...!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Seguidores

VIDE - OS

Loading...