segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

NOVELEIROS - Novelas de época: a história do Brasil na telinha

25 de novembro de 2012 0
Cenário fiel à época, figurino impecável, costumes tradicionais e grandes paixões povoam as novelas de época que já passaram pela telinha. Mas acima de tudo, essas tramas contam um pouco da história do Brasil, como ocorre atualmente em Lado a Lado, que retrata os primeiros anos do século XX. Vamos relembrar algumas dessas tramas?
Século XVIII
A Padroeira
O período mais remoto retratado na telinha foi o longíquo século XVIII, mais precisamente o ano de 1717, época do Brasil colonial. A vila de Santo Antônio de Guaratinguetá foi o cenário da história de amor entre Cecília (Deborah Secco) e Valentim (Luigi Baricelli). A trama mostrava a descoberta da imagem de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba.

Século XIX
Força de um Desejo
Em meados do século XIX, as cortesãs eram mal vistas pela sociedade. Mas Esther Delamare (Malu Mader) enfrentou o preconceito ao se apaixonar por um jovem rico, Inácio (Fábio Assunção), filho do Barão Henrique Sobral (Reginaldo Faria).
Sinhá Moça
A escravidão foi tema da novela, que trazia uma heroína corajosa, que lutava contra a exploração dos negros. A trama teve duas versões: em 1986, com Lucélia Santos e Marcos Paulo, e o remake de 2006, com Débora Falabella e Danton Mello nos papéis principais. O grande marco do último capítulo foi a Abolição da Escravatura, comemorada em todo o país pela população negra.
Séculos XIX/XX
Terra Nostra
A vinda dos primeiros imigrantes italianos para o Brasil foi retratada na trama de Benedito Ruy Barbosa. Entre desencontros e lágrimas dos mocinhos Matteo (Thiago Lacerda) e Giuliana (Ana Paula Arósio), a novela contou um pouco sobre a ascenção e queda dos grandes fazendeiros de café no país.
Década de 1920
Gabriela
Na década de 20, a conservadora cidade de Ilhéus ainda mantinha tradições do século XIX. As questões de amor ou política eram resolvidas na bala e as mulheres tinham pouco ou nenhum direito sobre as próprias vidas. Em meio a isso tudo, a liberal Gabriela (Sônia Braga/Juliana Paes) escandalizou a sociedade com seu estilo de vida.
Chocolate com Pimenta
Nos românticos anos 20, Ana Francisca (Mariana Ximenes) foi humilhada pelos colegas de escola, o que a levou a querer se vingar em sua volta à cidade. Penteados mais moderninhos e figurinos com inspiração europeia deram o tom da época.
O Cravo e a Rosa
Enquanto as moças da década de 1920 só pensavam em se casar, Catarina (Adriana Esteves) espantava todos os seus pretendentes. Quando não estava aos tapas e beijos com Petruchio (Eduardo Moscovis), a moça escandalizava a família ao aprender a dirigir e querer trabalhar, atividades impróprias para mulheres da época.
Esperança
Em meio a uma crise financeira mundial, o italiano Toni (Reynaldo Gianecchini) veio para o Brasil para tentar uma vida melhor. Por aqui, a cidade de São Paulo já era uma mistura de povos e sotaques, com imigrantes italianos, espanhóis, árabes, portugueses, que tinham em comum a esperança de vencer em um país estrangeiro.
Década de 1930
Desejo Proibido
Nos anos 30, a sociedade já era um pouco mais liberal, mas Laura (Fernanda Vasconcellos) escandalizou a todos ao se apaixonar por um padre. Na pequena cidade de Passaperto, a moça viveu um romance proibido com Miguel (Murilo Rosa).
Década de 1950
Ciranda de Pedra
Muito Rock and Roll embalava a juventude dos anos 50. Em uma época em que os romances já eram mais liberais, Laura (Ana Paula Arósio) sofria nas mãos do marido tirano, Natércio (Daniel Dantas).
O Profeta
A jovem Sônia (Paolla Oliveira) já representava a rotina de muitas mulheres da década de 50, que começaram a trabalhar para ganhar sua independência. O que ela não contava é o grande amor por Marcos (Thiago Fragoso) fosse mudar tanto sua vida.
Década de 1960
Senhora do Destino
Na primeira fase da novela, em 1968, Maria do Carmo (Carolina Dieckmann) era uma imigrante nordestina recém-chegada ao Rio de Janeiro. Mal colocou os pés na cidade grande, ela se viu em meio à revolta do povo contra o regime militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Seguidores

VIDE - OS

Loading...