terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Centenário de Luiz Gonzaga é celebrado com solenidade na AL nesta quarta-feira

Terça, 04 Dezembro 2012 10:00

Centenário de Luiz Gonzaga é celebrado com solenidade na AL nesta quarta-feira Destaque

  • tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte
Luiz Gonzaga Luiz Gonzaga Foto: Divulgação
Os cem anos de nascimento de Luiz Gonzaga serão celebrados na tarde desta quarta-feira (05/12), às 17h, com sessão solene na Assembleia Legislativa. A homenagem, que será realizada no Plenário 13 de Maio, foi solicitada pelos deputados Fernanda Pessoa (PR), Lula Morais (PCdoB), Paulo Facó (PTdoB) e Fernando Hugo (PSDB).
Para Fernanda Pessoa, Luiz Gonzaga foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira. “Cantando acompanhado de sua sanfona, levou para o resto do País a alegria das festas juninas e dos forrós pé de serra, bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino, numa época em que a maioria das pessoas desconhecia o baião, o xote e o xaxado”, acrescenta.
De acordo com a deputada, admirado por grandes músicos, como Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Caetano Veloso, entre outros, o “genial instrumentista e sofisticado inventor de melodias e harmonias”, ganhou notoriedade com as antológicas canções Baião (1946), Asa Branca (1947), Siridó (1948), Juazeiro (1948), Qui Nem Jiló (1949) e Baião de Dois (1950).
“Luiz Gonzaga simbolizou o que melhor se tem da música nordestina. Ele foi o primeiro músico a assumir a nordestinidade representada pela sanfona e pelo chapéu de couro. Cantou as dores e os amores de um povo que ainda não tinha voz”, pontua a parlamentar.
Para o deputado Lula Morais, essa é uma data de grande importância para a cultura do Nordeste. “O Mestre Lula, como era conhecido Luiz Gonzaga, foi um marco para a música do povo do sertão. Através de suas letras, todo o Brasil passou a conhecer o Nordeste de forma simples e autêntica", afirma.
Segundo o parlamentar, a coragem de Luiz Gonzaga como retirante e como divulgador da cultura nordestina representa um orgulho para todos nós e por isso o 13 de dezembro, data do centenário, deve ser celebrado com muita alegria.
Na ocasião, personalidades relacionadas à cultura do Nordeste e à obra de Luiz Gonzaga serão homenageadas, entre elas: o cantor e compositor cearense Raimundo Fagner; a Orquestra Eleazar de Carvalho; o cordelista Arievaldo Viana Lima; o colecionador da obra de Luiz Gonzaga, Arlindo Barreto; o presidente da Casa do Cantador, Dimas Mateus; o cordelista Paulo de Tarso; o apresentador do programa Nordeste Caboclo, Carneiro Portela; o apresentador do programa Gonzagão na Cidade, Pedro Sampaio, e o programa Gonzagando da Rádio  FM Assembleia.
RT/LF
Última modificação em Terça, 04 Dezembro 2012 17:08

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Seguidores

VIDE - OS

Loading...