quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Memorial da Cultura Cearense (MCC)

















Memorial da Cultura Cearense (MCC)

Missão O Memorial da Cultura Cearense é um museu etnográfico que tem como proposta promover a difusão, a fruição e a apropriação do Patrimônio Cultural do Estado do Ceará, aplicando ações museológicas de pesquisa, preservação e comunicação, visando à inclusão e ao desenvolvimento sociocultural.


Ações do Memorial da Cultura Cearense (MCC)


COMUNICAÇÃO


Com o objetivo de fomentar o diálogo com o público, o MCC apresenta o resultado das ações de pesquisa sobre o Patrimônio Cultural do Ceará por meio de exposições de longa duração e temporárias. A exposição principal apresenta um ensaio antropológico sobre o universo dos vaqueiros e as temporárias apresentam exposições itinerantes e propostas expositivas suscitadas pelas pesquisas sobre temas da cultura cearense realizadas pelo MCC ao longo de cada ano.


EXPOSIÇÕES DE LONGA DURAÇÃO


Pontos de Vista (Salas 1 e 2)
Mostra que reúne trabalhos de fotógrafos cearenses, em comemoração aos 173 anos da invenção da Fotografia. São ensaios com múltiplos temas e estéticas, revelando olhares da produção local contemporânea.
Exposição Retalhos da Memória (Salas 3 e 4)
A exposição Retalhos da Memória apresenta de forma acessível os inventivos brinquedos criados por Celso Florêncio do Nascimento um dedicado aluno das aulas de arte da Sociedade de Assistência aos cegos, que passa a compor o cenário artístico do brinquedo popular.
Brinquedo - A Arte do Movimento (Sala 3 e 4)

A exposição estimula a memória e ativa a sensibilidade. Os brinquedos expostos pertenciam a Coleção Macao Goes e hoje fazem parte do acervo do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Vaqueiros (Sala 5 e 6)

Exposição lúdica, de caráter didático, percorre o universo do vaqueiro a partir da ocupação do território cearense pela pecuária até a atualidade. Utiliza cenografia, imagens e objetos ligados ao cotidiano do vaqueiro.

seta HORÁRIO DE VISITAÇÃO: De terça a quinta das 9h às 19h. (acesso até 18h30), sexta a domingo e feriados de 14h às 21h. (acesso até 20h30)



PESQUISA

Núcleo de Pesquisa, Cultura e Memória - NPCM
O Núcleo de Pesquisa, Cultura e Memória objetiva a realização de pesquisas a partir da observação, análise e interpretação do patrimônio cultural do Estado do Ceará. Visa fortalecer a produção de conhecimento no âmbito do museu. A pesquisa garante vitalidade ao MCC, agregando sentido ao acervo, criando base de informação para os usuários, formulando conceitos e proposições para as exposições, estimulando a reflexão e produção de interpretações do mundo e da sociedade. Atuando ainda na documentação, aquisição de acervos, processamento técnico de documentos (fontes escritas, orais, iconográficas e áudios-visuais) e publicação, através do projeto editorial da Coleção Memorial da Cultura Cearense – Série Cotidiano e Trabalho/ Série Memória e Oralidade. O NPCM atua em parceria com os demais núcleos do MCC, compreendendo a indissociabilidade entre pesquisa e educação.
O Projeto Comida Ceará, uma das principais pesquisas desenvolvidas atualmente, consiste em um trabalho continuado de pesquisa etnográfica das práticas alimentares das diversas regiões do Ceará. Realiza uma leitura complexa e dinâmica dos sistemas alimentares cearenses, sua diversidade e tradição inventiva. O Projeto tem como eixo estimular a interpretação dos significados possíveis que a alimentação assume na vida local e documentar acervos, valorizando e divulgando esse patrimônio, através de ações como exposições e publicações.
Desde 2008, a pesquisa de campo, realizada em 100 localidades de 63 municípios do Estado, gerou um amplo acervo de 48 mil fotografias, 1.524 objetos e 330h de registros orais em 698 entrevistas que revela o universo plural da comida cearense e das intensas trocas e sentidos que a entremeiam. A partir desses materiais diversos produtos e ações serão realizados, com destaque para uma exposição de longa duração. Tais ações objetivam a publicização dos conhecimentos e acervos adquiridos, incentivando a reflexão sobre os sistemas alimentares cearenses e sua relação com diversos setores, entre os quais, educativo, econômico, turístico e cultural.
Teatro Foto: Divulgação

Diálogo Cultural

Seguindo uma diretriz do MCC, a de tornar o museu um espaço de aprendizagem, reflexão e debate, foi criado o projeto Diálogo Cultural, no qual é estimulada a discussão de temas diversos, relacionados às questões da cultura e suas relações com o espaço do museu. Trata-se de um encontro descontraído e dinâmico, aberto para o público em geral, em que convidados e pessoas da equipe do MCC conversam com os presentes sobre um tema específico. Esta ação é fruto do trabalho conjunto dos diversos Núcleos do MCC, sendo o planejamento e execução compartilhados pelos NPCM e NAE. A edição de 2012 é dedicada ao Projeto Comida Ceará, prosseguindo com as discussões relacionadas à alimentação cearense, em sua diversidade de manifestações.


INCLUSÃO SOCIOCULTURAL


NÚCLEO DE MEDIAÇÃO SOCIOCULTURAL

O Núcleo de Mediação Sociocultural tem a proposta de ser o elo fundamental de aproximação do MCC com a sociedade, atuando de forma participativa para promover a inclusão das populações distanciadas do acesso aos museus a partir das seguintes ações:

Projeto Acesso

Teatro Foto: Cecília Shiki

Ação sociocultural dirigida às pessoas com deficiências físicas, sensoriais, mentais e sociais, com o objetivo de promover o acesso aos museus, por meio das seguintes ações:.

Programa “O Museu em suas Mãos”  

Professores (as) de escolas e instituições que atendem pessoas com deficiência são convidados (as) a participar da construção de ações educativas para as exposições temporárias. Cada professor (a) realiza atividades nas escolas, preparando os alunos (as) para a visita à exposição e estimulando a produção de materiais para serem expostos no Memorial. Assim o grupo formado por professore (as) e alunos (as), durante a visita à exposição, tem a oportunidade de vivenciar uma autêntica experiência museológica, apreciar a própria criação e perceber a capacidade do museu para favorecer o protagonismo, o auto-reconhecimento e o reconhecimento do outro (a).
Formação de educadores de museus

São oferecidos cursos, palestras, seminários e oficinas anualmente aos educadores dos museus do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (curso de LIBRAS, Áudio-descrição, Orientação e Mobilidade, entre outros)
Exposições Acessíveis

As exposições temporárias apresentam textos e legendas em Braille, tinta e LIBRAS; maquetes táteis, obras e objetos táteis, áudio-descrição de vídeos e de exposição, cadeira de rodas, rampas, e educadores para acompanhamento do público.

PROJETO MUSEU E CIDADANIA CULTURAL

Teatro Exposição “Mucuripe no Mar das Memórias “                                     Foto: Marina Cavalcante
Curso de capacitação para jovens lideranças das comunidades localizadas nas proximidades do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura com o objetivo de promover a inclusão dos coletivos distanciados do acesso aos bens culturais. A partir de visitas a museus e espaços cu lturais, práticas de pesquisa sobre o patrimônio da comunidade e produção de exposições na comunidade onde vivem, os alunos e alunas compreendem o patrimônio cultural e natural como um resultado de práticas sociais e culturais de múltiplos e diferentes agentes socioculturais, além de incorporar sentimentos de pertencimento e reconhecimento do outro (a), adquirir novos conhecimentos e experiências e participar do mercado de trabalho museológico. Até o momento foram realizados três cursos para 80 jovens moradores das comunidades do Poço da Draga, Arraial Moura Brasil e Mucuripe.

EDUCAÇÃO

Núcleo de Ação Educativa

Oficina de Fotonovela


Inspirados pelos 173 anos da anunciação da fotografia, o grupo vai ser introduzido à exposição Pontos de Vista, à história da fotonovela, fotografia e colagens e após sair a campo para fotografar, desenvolverá uma fotonovela com colagem, de tema, roteiro e fotografias elaborados pelos mesmos. Ministrada por Célio Celestino, Paloma Albuquerque e Nice Alcântara.

seta Dias 02, 03 e 04, das 14h as 17h, no Miniauditório Memorial da Cultura Cearense. Máximo de alunos: 10 Requisito: ter máquina fotográfica digital (pode ser celular) Classificação 17 anos.


TRACA-TRACA, Um brinquedo das formas!

Facilitadora: Nice Alcântara - Auxiliares: Sávia Cardoso e Renata Lopes


Brincando, as crianças constroem seu próprio mundo e os brinquedos são ferramentas desta construção. O "Traca-Traca" é um brinquedo popular e na região Nordeste o seu nome representa a batida repetidas vezes das madeirinhas uma nas outras, dando a ideia de uma catraca. Esta oficina visa à confecção de tal brinquedo a fim de preservar a memória e despertar nas crianças o interesse por brinquedos populares.


seta Dia 12, das 14h às 16h e 16h às 18h, no Ateliê das Artes.


Meus pontos de vista

Facilitadores: Nice Alcântra, Júlio Cézar e Lara Albuquerque

A oficina "Meus Pontos de Vista" oferece ao público de deficientes visuais o desafio de fotografar com câmeras digitais, utilizando outros sentidos. Esta oficina dialoga com a exposição de fotografia PONTOS DE VISTA, que está em cartaz no Memorial da Cultura Cearense - MCC.


seta Dias 08, 09 e 10, das 14h às 16h, na Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC) - Av. Bezerra de Menezes, 892


Agendamento de participação através do telefone (85) 3488-8621 e pelo email: educativomcc@dragaodomar.org.br.


Visitas guiadas
Mediante prévio agendamento são oferecidas visitas guiadas gratuitas mediadas por educadores às exposições de longa duração e temporárias para grupos de diferentes  modalidades.

Agendamento de grupos para visitas às exposições
seta Horário de funcionamento: segunda à sexta-feira de 8h às 17h
Contato: (85)3488.8604
E-mail: agendamento@dragaodomar.org.br


PRESERVAÇÃO

Núcleo de Documentação e Conservação O Núcleo de Documentação e Acervo possui um Banco de Dados para consulta pública sobre as coleções do MCC, sistematizado a partir do programa Donato, cedido pelo Museu Nacional de Belas Artes. Criado a partir de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Governo Federal e Governo do Estado do Ceará, a ação é um instrumento importante para a preservação e o desenvolvimento de práticas museológicas dirigidas às atuais e futuras gerações, possibilitando o acesso participativo a um acervo referencial do patrimônio material e imaterial do povo cearense, com suas práticas, expressões, conhecimentos, técnicas, objetos, artefatos e lugares, comunidades, grupos, e indivíduos.
O MCC opera com dois tipos de acervos: o INSTITUCIONAL (acervo objetual, iconográfico, oral, etc.) e OPERACIONAL (estruturas, monumentos, equipamentos, etc.) e utiliza técnicas conservacionistas para salvaguardar o acervo e o espaço físico do MCC de modo a garantir a preservação de 5.630 objetos, 1.150 fotografias em papel, 48.000 imagens digitais, 330h de acervo oral, 5.000 cromos, 1.150 fotografias em papel, 10.000 folhetos de cordel.


CONTATOS

- Núcleo de Ação Educativa
seta Horário de funcionamento: segunda à sexta-feira de 9h as 12h e 14h às 17h30
Contato: (85) 3488.8621
E-mail: educativomcc@dragaodomar.org.br
- Projeto de Mediação Sociocultural
seta Horário de funcionamento: segunda à sexta-feira de 9h as 12h e 14h às 17h30
Contato: (85) 3488.8621/3488.8611
E-mail: mediaçãoculturalmcc@dragaodomar.org.br
- Núcleo de Pesquisa, Cultura e Memória.
seta Horário de funcionamento: segunda à sexta-feira de 14h às 17h30
Contato: (85) 3488.8621/3488.1945
- Núcleo de Documentação e Conservação
seta Horário de funcionamento: segunda à sexta-feira de 9h as 12h e 14h às 17h30
Contato: (85) 3488.8621


 HORÁRIO DE VISITAÇÃO

seta De terça a quinta de 9h às 19h. (acesso até 18h30), sexta a domingo e feriados de 14h às 21h. (acesso até 20h30)
O Memorial está localizado no piso térreo, na entrada principal (Avenida Castelo Branco) do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema). Outras informações: (85) 3488.8621/3488.8611 ou mcc@dragãodomar.org.br

Catalogação do Acervo do Memorial é patrocinada pelo BNDES/Governo Federal.
CENTRO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA
Rua Dragão do Mar 81, Praia de Iracema 60060 390 - Fortaleza/CE
CNPJ: 02.455.125/0001-31
Informações gerais: 55 (85) 3488 8600 / 55 (85) 3488 8608


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Seguidores

VIDE - OS

Loading...